Há 15 anos surgia no bairro do Grajaú, zona norte Rio de Janeiro, um bairro de classe média, o grupo Sorriso Maroto, dono do arrebatador sucesso Assim você mata o papai. Bruno Cardoso, vocalista do grupo, conta que ao ouvir a canção pensou: ‘’Ou seria um golaço ou um chute pra fora.’’ Foi um gol de placa.
Contigo!: Quando a brincadeira do pagode na piscina virou coisa séria?
Sorriso Maroto: No ano de 1997 nos juntamos sem pretensão. O motivo era o futebol mas resultado da partida sempre foi o churrasco e o pagode. Tirávamos onda. Todo fim de semana fazíamos esse evento. A nossa brincadeira até hoje existe. A gente se deu conta que tinha virado profissão quando começamos a contratar profissionais, o que gerou muita responsabilidade.
Quais foram as maiores dificuldades?
A gente viveu dois tipos de preconceito, o de estilo musical, nos marginalizavam por viver de samba. Falavam que era coisa de vagabundo , de quem não tem nada para fazer, os famosos estereótipos de pagodeiro. E sofremos preconceito do próprio seguimento também. Não viemos de escolas de samba, dos subúrbios, nascemos da classe média. Dentro da construção musical, nós éramos diferentes. Apesar de toda a influência, nós não tivemos berço de formação e a maioria do grupo é de pele mais clara. Pela nossa persistência, viram que não se pode julgar pela embalagem. Hoje temos amizades dos bambas aos novos, vamos de A a Z e somos bem recebidos.
Nesses 15 anos de estrada, quando perceberam que tinha dado certo?
Toda ascensão é bacana, mas esse momento tem um diferencial. A novela parece que está dando um restart, um novo começo. Agora aparecemos para o mundo. Todos tem o conhecimento que tem um grupo de samba que canta a música da novela e por consequência conhecem o nosso trabalho. O Sorriso virou um fato, não apenas uma música só.
Em quem vocês se inspiraram?
O Sorriso foi formado em uma época dominada pelo Negritude Jr., Raça Negra, Art Popular e Exaltasamba. O Exalta era a banda! Gravamos o primeiro disco e queríamos ser como eles e éramos parecidos. Mas no segundo CD encontramos a nossa linha musical e eu já estava compondo. O Exaltasamba foi um ponto de partida.
Como surgiu o sucesso Assim Você Mata o Papai?
Eu encomendei a música Assim Você Mata o Papai para o Nicco Andrade, meu amigo. Pedi pra ele uma música alegre, com refrão contagiante, chiclete. Queria causar um choque no nosso público. Ele entendeu o recado e quando eu ouvi, pirei com a letra, com o balanço, com tudo. Levei o resultado para reunião e todos gostaram. Precisávamos preencher repertório. Ou seria um golaço ou um chute pra fora. Ficamos com muito medo de errar, mas ao mesmo tempo sentíamos que era aquilo. Demos o tiro no escuro e deu certo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário